Praça Carlos Bahia, N. 108 e N. 116, Centro, Feira de Santana - BA, 44002-772
contato@colegiointelecto.com.br
Wp: (75) 98203-2222

Ser negro… Ser negra…

Ser negro não é uma questão de pigmentação, mas o reflexo de uma atitude mental
Steve Biko, Dezembro de 1971
.

Steve Biko foi um dos protagonistas na história internacional do movimento negro e anti – metrópole colonial. Foi estudante de medicina e um grande articulador contra o apartheid na África do Sul; foi torturado e morto aos 30 anos, em setembro de 1977. O conceito de Consciência Negra desenvolvido por Steve Biko possibilita o discernimento  da comunidade negra de ter orgulho dos seus valores, costumes e tradições. A importância de modificar a imagem do negr@ contada pela cultura, educação, religião e economia, de forma que a população tivesse outra postura diante do racismo e da dominação do(a) colonizador(a). O enfrentamento às opressões raciais passa pelo entendimento de que existe um sistema em que á discriminação e o racismo estrutural está presente nas forma de dominação que explorava a comunidade negra.

No Brasil, graças aos movimentos sociais negros, foi instaurado o dia 20 de Novembro como o Dia da Consciência Negra. Evidente, que o pertencimento identitária ultrapassa o dia 20 de Novembro, contudo, o dia da morte de Zumbi do Palmares, representa uma data em que relembra sua luta histórica contra o sistema escravocrata vigente da época.

Vale lembrar que  foi incluído no calendário escolar nacional em 2003 e, em 2011, instituído oficialmente pela lei federal 12.519, o Dia Nacional da Consciência Negra. A regulamentação não transformou a data em feriado nacional e fica a critério de cada estado e cidade optar por ser feriado ou não.

Consciência Negra  ultrapassa os limites do dia 20 de Novembro.A compreensão desse debate permite que possamos desenvolver uma visão afrocentrada. Estimular o conhecimento sobre pan-africanismo, sobre mulherismo africana. Refletir mais sobre as interseccionalidades de gênero, raça e classe apresentadas pelo feminismo negro.

Author avatar
wendell