Praça Carlos Bahia, N. 108 e N. 116, Centro, Feira de Santana - BA, 44002-772
Wp: (75) 98203-2222

8 temas de redação que podem cair no Enem

Temas para o Enem

Para facilitar sua vida de estudante, a professora Miriele listou 8 possíveis temas de redação para o Enem! Confira a lista:

1. Mobilidade urbana sustentável

Dentro desse tema, vale estudar as políticas públicas de deslocamento e a falta de investimento no transporte público e nos alternativos, que contribui ainda mais para problemas como o congestionamento. Também é preciso pensar em alternativas para minimizar os impactos causados pelos veículos ao meio ambiente, como a emissão de gases, por exemplo.

“A capital São Paulo, por exemplo, sofre constantemente com trânsitos quilométricos e que, mesmo tendo alternativas para aliviar o tráfego – como metrôs e rodízios de carro – ainda está longe de chegar a um nível satisfatório de mobilidade urbana“, afirma Miriele.

2. A evasão escolar em questão no Brasil

O Censo Escolar, divulgado em 2018 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostra que ainda há 2 milhões de crianças e adolescentes fora da escola. Essa evasão pode estar associada a falta de escolas, bullying, falta de condições econômicas dos alunos, dentre outros.

Guia da Redação do Enem

3. A preservação da saúde mental no mundo globalizado

Com o número de casos de suicídio cada vez mais alarmantes, torna-se necessário pensar em políticas públicas para combater não só esse mau, mas para preservar a saúde mental como um todo.

“No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, em 2016 ocorreu 1 caso a cada 46 minutos. Ademais, por diversos fatores, há inúmeros casos de bipolaridade, crises de ansiedade ou de pânico, depressão, entre outros transtornos que assolam a mente humana, e é indispensável que abordemos o assunto”, lamenta a professora.

4. O meio ambiente em questão no Brasil

As chamadas pautas verdes tem estado cada vez mais em discussão. Por isso, pensar em temas como combate à poluição é imprescindível. Os desastres ambientais que ocorreram recentemente em Mariana e Brumadinho também são uma pauta importante a ser discutida.

Ainda dentro do tema, há a questão da falta de saneamento básico em grande parte das regiões do Brasil, e em épocas de quarentena essa ausência é evidente.

5. O perigo da crise hídrica no Brasil

Outra pauta verde é a questão da crise hídrica no Brasil. É importante você entender as causas e consequências dessa crise e pesquisar as políticas que já estão em prática para resolver o problema e as possíveis soluções futuras.

6. Educação à distância

Em meio a pandemia do Covid-19, a educação brasileira teve que se reinventar em tempo recorde, a fim de que conseguisse manter os alunos ativos em seus estudos e, ao mesmo tempo, preservar a qualidade da educação.

“Dessa maneira, uma pauta importante é a questão do ensino a distância no Brasil, que, agora, mais do que nunca, pode se mostrar, em algumas circunstâncias, bastante eficaz”, opina a professora.

7. O aumento da expectativa de vida entre os brasileiros

A expectativa de vida dos brasileiros tem aumentado no últimos anos pela melhora na qualidade de vida e bem-estar da população. É interessante entender os fatores que levam a esse aumento e como continuar o crescimento.

8. Analfabetismo total e funcional

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 6,8% da população acima dos 15 anos é analfabeta total, ou seja, não sabem ler o próprio nome. Além disso, numa pesquisa feita pelo Instituto Paulo Montenegro, foi constatado que 29% da população brasileira é analfabeta funcional.

Os analfabetos funcionais não conseguem interpretar textos básicos nem operações numéricas. Esses dados demonstram que o Brasil precisa melhorar as condições de ensino público e a oferta de trabalho, “a fim de que mais pessoas possam adquirir conhecimento sem precisar passar necessidades financeiras e ter que escolher um em detrimento do outro”, completa Miriele.

Author avatar
wendell